O Que São as Cáries

A cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial que resulta em destruição e perda dos dentes se não tratada a tempo e de forma adequada.

Esta doença é provocada por bactérias que estão; constantemente em nossas bocas, no entanto estas bactérias precisam interagir com outros fatores para que a doença cárie se desenvolva. Os outros fatores são o tempo, o substrato (são os restos de alimentos deixados na boca) e o hospedeiro (que somos nós).

Os “buracos” que a cárie faz nos dentes são destruições das superfícies mineralizadas dos dentes devido a ácidos produzidos pelas bactérias que se aderem nos restos alimentares grudados nos dentes.

A única solução para a cárie é a prevenção, portanto para evitarmos a cárie devemos seguir todas as regras de higiene bucal que são:

– Escovar bem os dentes, após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).
– Passar o fio dental pelo menos uma vez por dia (para limpar as áreas de difícil acesso para as cerdas das escovas dentais).
– Escovar a língua pelo menos uma vez por dia.
– Procurar o dentista regularmente.
– Estabelecer uma dieta balanceada, evitando doces entre as refeições
– Escovar os dentes sempre que comer algo fora de hora, ou seja, entre as refeições.

A cárie é uma doença séria e deve ser evitada a todo custo, pois após a sua instalação o único meio de tratamento é a remoção da parte do dente que está contaminada e a restauração do dente. Sendo que por mais moderno que sejam os materiais restauradores, nenhum é tão bom quanto o próprio dente.

Diversos países da Europa conseguiram erradicar a cárie, provando assim que a prevenção é o melhor meio de combate a esta doença.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *