Relação Álcool e Câncer de Mama

Mulheres que bebem álcool tem um risco 24% maior de contrair câncer de mama. O estudo foi realizado pela Universidade de Harvard com enfermeiras durante um período de 16 anos. Um copo de vinho por dia ou uma dose semelhante de outra bebida alcoólica foi suficiente para produzir este risco comparando-se com aquelas mulheres que não bebiam.

A conclusão que se chega é que o álcool é realmente perigoso e deveria ser evitado. Porém os pesquisadores encontraram uma outra explicação: a ausência de ácido fólico, uma vitamina do complexo B. No mesmo estudo as mulheres que tinham um baixo índice de ácido fólico e bebiam eram as que tinham o maior risco de câncer.

O conselho dos especialistas é continuar bebendo álcool e usar ácido fólico (400 a 600 micro-gramas por dia). Nosso conselho é que a mulher pare de beber álcool e sim faça maior uso de alimentos ricos em ácido fólico. Alguns destes alimentos são: legumes, suco de laranja, espinafre e aspargos.

O álcool é uma substância cancerígena comprovada, porque é ele tão difícil de ser banido de nossas mesas? Há maior risco de câncer de estômago, esôfago e intestino bem como de câncer de fígado entre os que usam bebidas alcoólicas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *